Qual a diferença entre Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado?


viernes, 18 de noviembre de 2022

Sabemos a importância de cada grau acadêmico, mas qual a diferença entre eles? Diversos cursos oferecem diferentes certificados, mas às vezes é difícil saber qual o melhor para você. Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado são alguns dos mais comuns. Mas afinal, o que é cada um deles? Trouxemos todos os esclarecimentos para te ajudar!



Atualmente o Brasil oferece uma gama bem diversificada de graus acadêmicos, o que é ótimo para o desenvolvimento universitário, profissional e pessoal dos estudantes. Porém, muita gente tem dúvidas sobre a diferença entre Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado. Afinal, cada um deles traz consigo um título, um certificado e uma resposta através do mercado de trabalho. 

Por isso, de uma forma direta, trouxemos neste artigo as reais diferenças entre cada um e onde cada uma destas especializações podem te levar. 

Não se esqueça que quanto maior o grau requerido, maior será o tempo de dedicação, mas, seguramente, você não irá se arrepender de colher os bons frutos que alcançará! Confira.


Qual a diferença entre Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado?

A principal diferença entre eles é o título que cada um deles oferece ao estudante, além das exigências de pesquisa que cada uma das especializações requer. Como, por exemplo, a Pós-graduação e o MBA onde o estudante se forma ao apresentar um artigo científico, monografia, TCC ou projeto que caberá à instituição mencionar as exigências.

Leia mais: Como fazer um TCC nas normas da ABNT?


Bem como a duração de cada programa, em geral, a pós-graduação e o MBA duram entre 12 à 18 meses. Já o mestrado e o doutorado duram um período maior, chegando de 18 a 24 meses para mestrados e de 48 meses para doutorados

As especializações mais robustas, como mestrado e no doutorado, são exigidos um aprofundamento ainda maior, através da dissertação de mestrado e para a tese de doutorado, que pode se estender a um pós-doutorado se for o caso. 

Um ponto em comum entre estas especializações é que elas podem ser encontradas facilmente nas instituições públicas e privadas, e os alunos podem solicitar bolsas de estudos, bem como amparo à pesquisa, por órgãos públicos de alta confiança. Inclusive muitas pessoas acabam perdendo grandes oportunidades por não saber com exatidão quais órgãos são e como eles funcionam, veja através desta nota, como fazer um mestrado de graça no Brasil

Para esclarecer essas dúvidas, vamos explicar cada grau acadêmico separadamente. Desenvolver uma carreira no mundo acadêmico implica seguir uma série de passos que lhe permitirão melhorar a sua capacidade intelectual e competências práticas, por isso reforçamos a importância de se manter atualizado. 


O que é uma Pós-graduação?

A Pós-graduação é um curso de extensão universitária, voltado para profissionais que já possuem uma graduação. Geralmente, é realizada após a graduação e visa qualificar os alunos para um cargo específico dentro da sua área de atuação, como, por exemplo, administração, é um programa de estudos que geralmente dura de 12 a 18 meses e se concentra em um tópico específico. 

Os cursos de pós-graduação podem ter os mais variados temas e assuntos, divididos nas seguintes categorias:

  • Aperfeiçoamento
  • Especialização
  • MBA
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-doutorado


Ou seja, todos os programas são provenientes de um programa de pós-graduação que, se difere entre stricto senso e lato sensu. Conheça alguns programas de pós-graduação (especialização): 

 

O que é um MBA?

MBA é a sigla para Master of Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Empresas. É um programa intensivo que dura cerca de 2 anos e visa formar líderes empreendedores para atuar nas diversas áreas da administração. Além disso, também destina-se a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos. Conheça alguns programas de MBA:


                               Por que eu devo fazer um MBA?

 

O que é um Mestrado?

O Mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu, voltado para aqueles que querem se tornar pesquisadores ou professores universitários. Requer dissertação de mestrado para garantir o título de mestre.

Além disso, é um programa acadêmico com duas vertentes, Mestrado Acadêmico e Profissional, que exige bastante dedicação e pode ser feito após a graduação ou a Pós-graduação. Ele tem duração mínima de 24 meses, seu programa sempre irá apresentar uma área de interesse, e as linhas de pesquisa que o estudante poderá desenvolver. Por isso, busque por instituições que atendam os temas de pesquisa que você deseja especializar. Conheça alguns programas de mestrado:


Leia também: Mestrado em Administração: Tudo que você precisa saber antes de começar


O que é um Doutorado? 

O Doutorado é um curso de pós-graduação stricto sensu, voltado exclusivamente para aqueles que desejam se tornar doutores ou PhDs. Ele requer uma tese de doutorado como trabalho de conclusão do curso. Para conquistar este grau acadêmico mais alto, pode levar até 5 anos para ser concluído.

Ao contrário do que muitos pensam, para ser um doutor, não necessariamente, é preciso apresentar um título de mestre (mestrado), muitos inclusive passam pela fase do mestrado diretamente ao doutorado, muitas vezes com a aprovação imediata da instituição onde o projeto foi apresentado. Reforçamos a importância de averiguar os requisitos internos de cada instituição de ensino superior do Brasil. 

Além disso, há mais um passo a ser galgado, para os mais atrevidos, ou que pretendem abraçar o termo “life long learning”, apresentamos também o Pós-doutorado, este, é um programa de estudos que geralmente dura 2 anos e se concentra em pesquisa avançada.

Pós-doutorado é um programa de pesquisa realizado por profissionais já doutores que desejam se aprofundar em determinada área do conhecimento. Sua duração pode variar dependendo da instituição e do projeto de pesquisa escolhidos pelo candidato. 

Conheça abaixo alguns programas de doutorado e pós-doutorado: 




Quais as vantagens de ter uma especialização? 

As vantagens de ter uma especialização são inúmeras. Primeiro, você se torna um expert no assunto e isso pode lhe render muitos benefícios a longo prazo. Além disso, você tende a ser melhor remunerado quando é especialista em alguma área. Por isso, se você tem a oportunidade de se especializar, não hesite!

Além disso, a especialização também pode te dar mais credibilidade perante os clientes e colegas de profissão.

Um ponto importante e pouco citado, é que a especialização te dá a oportunidade de explorar novos segmentos. Muitos estudantes começam a vida universitária se formando em uma graduação, da qual muitas vezes hoje não atua. Por isso, especializar-se te traz a tona um refresh, como quase uma transição de carreira, e pode ser muito positivo para diversos casos. Como, por exemplo, vemos profissionais da área de Psicologia, se especializando em Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Negócios, Administração, Inteligência de Mercado, Gestão Estratégica e Empresarial, e muitas outras áreas. 

Almeja se tornar um gestor e não sabe por onde começar? Com certeza essa leitura irá lhe ajudar: Qual curso fazer para se tornar gerente?

Após ter lido este artigo, você deve estar se perguntando: qual é o melhor caminho a seguir para sua carreira, não é mesmo? A resposta não é simples, e depende de muitos fatores. Porém, podemos dizer com certeza que estudar uma especialização é sempre um bom caminho, pois você será bem remunerado por isso e terá uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. 

Agora é hora de tomar a decisão mais importante: qual curso você vai fazer para aumentar as suas chances de sucesso profissional? Para saber ainda mais sobre os diferentes tipos de pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, confira os artigos e preencha o formulário abaixo e receba orientações sobre os melhores cursos para você. Não hesite em nos contatar para tirar todas as suas dúvidas!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.