Mestrado em Administração: Tudo que você precisa saber antes de começar


jueves, 27 de octubre de 2022

Você está pensando em fazer um Mestrado em Administração, mas não sabe se é a escolha certa para você? Bem, esse é exatamente o problema que abordaremos nesta nota. Nós reunimos todas as informações necessárias sobre os Mestrados em Administração no Brasil para que você possa tomar uma decisão informada. Confira!



Antes de começar um mestrado em administração, é importante saber se é a escolha certa para você. A maioria das pessoas não tem ideia do que fazer quando terminam seus estudos universitários, incluindo após uma especialização. Eles procuram por carreiras que oferecem estabilidade e crescimento profissional, mas não sabem por onde começar. 

Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os programas de mestrado em Administração no Brasil, além disso, vamos falar sobre as melhores instituições para estudar e as principais áreas de especialização!

Começar um mestrado vai além de uma especialização stricto sensu, esta requer mais tempo de estudo, pesquisa e dedicação, até mesmo sua duração é maior que uma pós-graduação ou MBA. Se especializar com um mestrado, pode te abrir portas ainda maiores, desafiadoras e claro bem remuneradas. 

Pode parecer uma tarefa assustadora, ainda mais quando se trata de armar uma dissertação de mestrado, mas, você precisa saber se está pronto para o desafio, quais são os requisitos e qual é a melhor instituição para você. Pesquisar sobre todos esses assuntos pode ser extremamente frustrante e demorado. Por isso trouxemos de uma forma simples e fácil de entender para que você não tenha muito trabalho. Continue lendo e saiba todos os requisitos necessários para realizar seu sonho! 


O que é um mestrado? 

O mestrado engloba cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, que possui entre 18 a 24 meses de duração, sua carga horária pode variar conforme o funcionamento de cada programa e instituição, assim como o número de créditos.

Geralmente, no primeiro ano do mestrado, são estudadas as disciplinas de embasamento teórico. Assim, o estudante tem todo o tempo necessário para desenvolver sua dissertação para o segundo ano. Ao completar o curso de mestrado, o estudante recebe o título de mestre em área especializada. 

O mestrado é principalmente focado em formar pesquisadores, entretanto, do mestrado também nascem professores universitários

Quais os tipos de pós-graduação?

Stricto sensu: São pós-graduações de sentido estrito, que englobam os chamados mestrado acadêmicos e mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados. 

Latu sensu: São pós-graduações para quem precisa se aprofundar em conhecimentos mais amplos, como especializações e MBA.

Você pode se aprofundar um pouco mais através de nosso artigo que indicamos fortemente a leitura. 



Qual a diferença entre mestrado profissional e mestrado acadêmico? 

O mestrado acadêmico geralmente aprofunda os conhecimentos em pesquisa, em diversas áreas da sociedade, especialmente naquelas onde há lacunas aguardando soluções ou ainda em áreas críticas da nossa sociedade.

Diferente do acadêmico, o mestrado profissional surge da necessidade de capacitar pessoas para determinadas funções, tendo em vista o mercado de bens e serviços. Assim, oportunizando acesso às inovações de cada área e devolve à sociedade profissionais mais capacitados, críticos e com informações privilegiadas sobre a área pesquisada.

Por se classificarem na mesma categoria, ambos os mestrados possibilitam ao profissional gerir aulas universitárias. 


Por que fazer mestrado em Administração?

Fazer mestrado em administração pode te abrir diversas portas para o futuro. Como mestre, você terá acesso às melhores vagas de emprego e poderá conquistar posições de liderança em sua área. Além disso, o mestrado também te dará uma base sólida para continuar os estudos e se especializar ainda mais na área da administração.

O mestrado em administração é um curso que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos. Ele forma profissionais capazes de liderar organizações e gerenciar projetos complexos. Além disso, o mestrado em administração oferece uma ampla base teórica, que permite aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Além claro, de possibilitar o profissional a se tornar professor universitário. Dessa forma, o mestrado em Administração é ideal para quem deseja se destacar ainda mais na carreira.


Abaixo apresentamos 4 fortes motivos porque você deve apostar em um mestrado: 

  • O mestrado pode te dar um grande impulso na carreira
Os mestrados em administração são uma ótima opção para aqueles que buscam se especializar em uma determinada área da administração. Eles geralmente oferecem um foco mais aprofundado nas disciplinas administrativas, o que pode ser extremamente valioso para quem quer se tornar um líder em sua área de atuação.

  • Um mestrado pode ajudar você a se destacar no mercado de trabalho
Os mestrados também podem abrir portas para novas oportunidades de carreira e permitir que você se destaque na concorrência. Além claro, pode aumentar significativamente sua remuneração. Um mestrado pode abrir as portas para uma carreira em universidades ou institutos de pesquisa.

  • Você terá acesso a uma rede de contatos valiosos
Networking é tudo, não crescemos sozinhos, um mestrado em administração pode te dar a vantagem competitiva que você precisa para se destacar no mercado de trabalho e claro reconhecimento entre pares. Ter uma rede próxima aos seus “concorrentes” pode, na verdade te ajudar e ajudá-los. 

  • Você se tornará uma autoridade no seu campo de atuação.
Um mestrado pode te ajudar a ter um maior impacto e contribuição em sua organização, além de te capacitar para assumir cargos de liderança. Um MBA também pode te abrir as portas para uma carreira internacional, já que muitas organizações estão buscando profissionais com essa formação. Invista em se especializar! 


Quem pode fazer mestrado em Administração?

O Mestrado em Administração é um programa de pós-graduação voltado para profissionais que desejam se especializar e aprofundar seus conhecimentos na área. Caso você atenda aos requisitos apresentados acima, você pode fazer um mestrado. 

Inclusive, reforçamos a polivalência do administrador de empresas, que inclusive pode fazer mestrados em diversas áreas do conhecimento. Bem como outros profissionais também podem mesclar suas áreas de graduação, especialização com alguma bem diferente em um futuro mestrado.


É importante salientar, que aos alunos que se graduaram através de um tecnólogo, segundo o Ministério da Educação (MEC), podem se candidatar a vagas de mestrado nas instituições brasileiras, conforme trecho abaixo: 

“Muitos estudantes optam inicialmente por essa modalidade de ensino em razão da rapidez de ingresso na vida profissional. Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.”

“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos.”


O que é necessário para fazer um mestrado?

Para fazer um mestrado, é necessário atender alguns requisitos dispostos diretamente pelas instituições de ensino regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC), e que você deve apresentá-las na sua candidatura: 

  • Diploma de graduação:  O candidato à vaga de mestrado, deve apresentar um certificado de conclusão reconhecido e assinado pela instituição que graduou, em uma área específica, como no caso administração. 

  • Exame de seleção: A instituição que pode incluir uma prova escrita e/ou entrevista e cumprir com os requisitos do programa escolhido. 

  • Segunda língua: Há instituições que exigem a apresentação deste requisito, como: compreensão intermediária de leitura e escrita em inglês ou o idioma proposto. 

  • Duração: O mestrado tem duração de dois anos e é geralmente focado na pesquisa

  • Elaboração de dissertação: Somente com a apresentação e entrega da dissertação, o aluno obtém o título. 

  • Carta de motivação: Algumas instituições também solicitam aos candidatos a apresentação de uma carta de motivação explicando o porquê desejam fazer o mestrado e quais são as suas expectativas em relação ao curso. 

Veja detalhadamente alguns requisitos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Esta instituição, apresenta aos interessados a descrição do curso de mestrado, com foco nas linhas de pesquisa em que serão abordadas ao longo do curso. Dessa forma, o aluno pode buscar com mais facilidade pela linha de pesquisa que mais lhe interessa, seja nesta ou em outras instituições. Por isso, é importante ter em mente o tema que se deseja desenvolver e buscar dessa forma. 

Por exemplo: Mestrado em Administração, avaliação CAPES: conceito 3 e linhas de pesquisa: Estratégia e Inovação ou Organizações e Sociedade.

Para finalizar, esse artigo foi feito para esclarecer as principais dúvidas sobre o mestrado em administração. Esperamos que você tenha encontrado aqui as respostas que estava procurando. Então, indicamos fortemente que você preencha nosso formulário e acesse nossos artigos. Além disso, você pode consultar as informações sobre as áreas de especialização, os profissionais bem remunerados e o que é necessário para estudar essa especialização stricto sensu. Não perca mais tempo, hoje mesmo você pode realizar o seu sonho, se torne um mestre em administração. 





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.