Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Minas Gerais

​Integrada ao Sistema Fecomércio MG​, Sesc​ e Senac, desde 1947, a instituição é referência em educação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo. O Senac oferece, nas modalidades presencial e a distância, cursos livres e técnicos, além de graduação e MBA. São várias as opções de cursos em todos os segmentos de atuação profissional demandados pelo mercado: saúde, gastronomia, gestão, comércio, idioma, tecnologia da informação, beleza, moda, segurança, meio ambiente,  comunicação, educacional, conservação e zeladoria, informação, hospedagem, turismo, produção de alimentos, artes e design.​

C​om 40 ​​unidades em todo o Estado​, a instituição se destaca por sua metodologia e tradição. Outros diferenciais são os ambientes de práticas pedagógicas, como os Salões de Beleza-Escola e os Restaurantes-Escola. O Senac também leva seu know-how Minas Gerais afora por meio do SenacMóvel, 12 carretas-escola que reproduzem nossos ambientes pedagógicos. Além disso, o Senac promove atividades de extensão, como palestras, oficinas e workshops.

No Ensino Superior, a Faculdade Senac se destaca pela qualidade. De acordo com o último Enade, entre as faculdades privadas do país, o curso de Gastronomia de Belo Horizonte conquistou o 1º lugar no estado e o 7º no Brasil. Já o curso de Gestão da Qualidade, em Contagem, teve o mesmo desempenho em Minas e conquistou a terceira colocação ao nível nacional. A liderança do Senac foi mantida também na cidade de Contagem com os cursos de Ciências Contábeis e Administração. Em relação à Região Metropolitana de BH, os cursos conquistaram o 3º e 5º lugares. ​

O Senac ainda se empenha em promover a inclusão social. Internamente, o Setor de Tecnologias Inclusivas investe em recursos didáticos e, quando necessário, em metodologias diferenciadas para atender alunos, independentemente de classe social, gênero, orientação sexual, etnia, idade, entre outros aspectos. Além disso, por meio do Rede de Carreiras, proporciona a divulgação gratuita de vagas de emprego e currículos de candidatos e outras ações para aquecer o mercado de trabalho. Já com o Programa Senac de Gratuidade (PSG)​ oferece cursos em várias áreas.

Missão Senac

Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo​.

• Transparência
  • Inovação
  • Excelência
  • Inclusão Social
  • Atitude Empreendedora
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Educação para autonomia​

Diretrizes

• Orientação para o mercado
  • Inovação e Conhecimento
  • Promoção Social
  • Gestão Institucional
  • Imagem Institucional​​

​Propósito

Oferecer educação profissional de qualidade, no contexto da Revolução 4.0, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade.​

Proposta pedagógica

Domínio técnico-científico, visão crítica e atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas. São características de um modelo pedagógico que definem o profissional formado pelo Senac e que posicionam​ os alunos como protagonistas do seu aprendizado.

Seja dentro ou fora da sala de aula, aqui eles elaboram projetos por meio de situações desafiadoras do fazer profissional. Desenvolvem competências para uma atuação mais crítica, reflexiva e investigativa, sendo capazes de propor, com autonomia, soluções e alternativas para um mercado cada vez mais exigente.

No Senac aprende-se questionando, refletindo, pesquisando, tomando decisões e agindo em equipe. Nossa proposta pedagógica traduz alguns valores institucionais de relevância nacional, que abrangem a oferta de educação profissional, a realidade de mercado, as necessidades das pessoas e as exigências da sociedade.

O Senac também oferece ao aluno a possibilidade de construir trajetórias de formação dentro da instituição. Isso porque nosso portfólio oferece cursos que vão desde a Aprendizagem Comercial ao MBA, incluindo cursos livres, técnicos e de graduação. São produtos focados na formação profissional e disponíveis em 40 unidades em Minas Gerais​.

Conheça um pouco mais sobre o Modelo Pedagógico Senac, o nascimento de um curso e o portfólio de A a Z​.

Gestão da Qualidade

Atuando em conformidade com padrões de qualidade, o Senac em Minas é certificado pela norma internacional NBR ISO 9001. Essa trajetória iniciou em julho de 2000, com a certificação da instituição por organismo certificador externo, após implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. A conquista se repetiu ao longo dos anos, com recertificações concedidas nos anos de 2003, 2006, 2009, 2012, 2015, 2018 e 2021. Histórico que comprova a melhoria contínua da entidade, reafirma sua credibilidade junto ao mercado e prova a eficácia e a eficiência dos serviços prestados.

Política Organizacional

​Desenvolver ações educacionais inovadoras, visando a satisfação dos clientes, dentro de um processo contínuo de melhoria da organização.

Em 2024, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Minas Gerais dita 5 pos-graduação.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Minas Gerais atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.

Diplomados

Localização da Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Minas Gerais