Pontifícia Universidade Católica do Paraná

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná ou PUCPR, é uma universidade católica privada sem fins lucrativos. O campus principal está localizado em Curitiba, capital do Estado do Paraná, Brasil. A universidade possui mais quatro campus em Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Toledo. A universidade é mantida pela APC (Associação Paranaense de Cultura), organização dos Irmãos Maristas. O Arcebispo Católico da cidade de Curitiba é o Reitor da Universidade.

O campus de Curitiba foi o primeiro e inclui cinco unidades acadêmicas: o Centro de Biologia e Ciências da Saúde, o Centro de Tecnologia e Ciências Exatas, o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, o Centro de Humanidades e Teologia e a Escola de Negócios. Os principais edifícios do campus são a biblioteca central, que administra o sistema integrado de bibliotecas (ILS), laboratórios de pesquisa, salas de aula e auditórios, um teatro com 570 lugares, uma planta piloto e um complexo esportivo. O Museu de Zoologia, com acervo de mais de 6.000 exemplares e um Herbário com aproximadamente 7.000 plantas preservadas, está localizado no campus Curitiba.

Há mais de 27.000 alunos nos 60 estudos universitários e mais de 150 cursos de pós-graduação. São 22 licenciaturas, com níveis de mestrado e doutorado: ciências da Saúde, Direito, Zootecnia, Administração Urbana, Filosofia, Teologia, Administração de Empresas, Engenharia Mecânica, Saúde Bucal, Engenharia de Produção, Educação, Informática e Tecnologia da Saúde.

Excelência no Ensino

Na PUCPR, excelência no ensino de graduação significa formar profissionais competentes, capazes de resolver problemas complexos, além de formar integralmente cidadãos comprometidos com a vida e o progresso da sociedade.

De um lado, a formação integral está relacionada ao desenvolvimento do estudante em diversas dimensões não necessariamente associadas à profissão que escolheu, como: espiritual, política, social, cultural, ética, técnico-científica e humanística. Para alcançar esse nível de desenvolvimento, a universidade oferece currículos flexíveis nos cursos de graduação, os quais o estudante pode adaptar a seus anseios e suas expectativas, além de experiências de vida transformadoras, engajando-o em reflexões e ações que vão muito além do seu curso.

De outro lado, a competência profissional só pode ser alcançada por meio de processos de ensino e aprendizagem que desafiem constantemente o estudante diante de situações autênticas. O modelo tradicional de sala de aula, em que predomina a transmissão de conteúdo, não atende aos imperativos do século XXI. A sociedade necessita de pessoas capazes de inovar, com profundo conhecimento técnico, inteligência analítica, criatividade, empatia, capacidade de assumir riscos, tomar iniciativa e colaborar.

Visando responder a essas necessidades da sociedade contemporânea, nossa proposta pedagógica é desenvolver competências em vez de transmitir tão somente conteúdos, estimulando processos cognitivos mais elaborados (análise, avaliação, criação) e, dessa forma, proporcionar aos estudantes aprendizagem significativa e duradoura. Para isso, utilizamos como meio diversas metodologias para aprendizagem ativa, nas quais o professor atua como mediador do processo e o estudante como protagonista.

O Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR (CrEAre) oferece formação contínua aos seus professores, apoiando-os em iniciativas que promovam inovação acadêmica.

Em 2024, Pontifícia Universidade Católica do Paraná dita 6 carreiras universitarias y 4 pos-graduação. Entre suas carreiras universitarias, você pode estudar algumas de suas 6 bacharelados.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná também é uma universidade online. Atualmente dita 4 carreiras online, entre ellas Pontifícia Universidade Católica do Paraná atualmente não dita bacharelados online ni engenharias online.

Carreiras Online

Carreiras Universitarias