Faculdade de Medicina de Barbacena

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FUNJOB) é uma das escolas médicas de Minas Gerais, criada em 1971, quando ocorreu seu primeiro Concurso Vestibular e reconhecida por um decreto federal em 11 de Novembro de 1976. É uma escola tradicional em que já se passaram professores famosos, como o patologista Luigi Bogliolo e o anatomista Fatini. Está entre umas das melhores faculdades de medicina do Estado. A faculdade fica na cidade de Barbacena, um dos municípios de Minas Gerais.

Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada – Investir para crescer e investir.

Ao longo de mais de quatro décadas de existência a Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada vem reafirmando seu compromisso de promover o desenvolvimento educacional na área da saúde, bem como de prestar ações assistenciais aos estudantes, ao povo e sobretudo as pessoas mais carentes através de obras de filantropia e caridade. No último triênio a instituição tomou a iniciativa de implementar os esclarecimentos à sociedade através da Revista FAME dos segmentos profissionais em que atua.

A FUNJOBE através de uma política atualizada na administração dos recursos, do aperfeiçoamento do sistema contábil financeiro, pessoal e de controle interno e gerencial tem atingido resultados que tem permitido investimentos nas áreas de recursos humanos e patrimoniais.

A atuação do Conselho Diretor, no cumprimento do seu papel de gestão e controle interno tem possibilitado a obtenção de resultados financeiros e alcançado objetivos de qualificar a gestão administrativa financeira e acadêmica.

O acompanhamento do desempenho financeiro das Unidades possibilitou identificar dificuldades e buscar alternativas para superar problemas atingindo resultados satisfatórios.

É importante salientar que todo esse acompanhamento possibilitou concretizar ações e principalmente cumprir com o princípio da transparência no trato dos recursos.

A FUNJOBE tem investido maciçamente nas diversas áreas em que atua. Juntamente com a Faculdade de Medicina, sediada em Barbacena, tem realizado investimentos na estrutura física de suas instalações, construindo novas salas de aulas, novos laboratórios, ampliando o ambiente para convívio social dos alunos e funcionários.

A criação destes novos ambientes possibilitou uma interação maior entre a comunidade acadêmica e a população da cidade. Eventos realizados nas dependências da FAME como a “Quinta Cultural”, que proporcionam apresentações de saraus ou apresentações musicais contam com a presença da comunidade externa e interna.

A adoção da Praça Presidente Antônio Carlos localizada em frente a Faculdade de Medicina de Barbacena, favoreceu a toda a comunidade do Bairro São Sebastião que hoje conta com um local revitalizado e limpo para o lazer.

Em sua unidade na cidade de Cataguases tem promovido e proporcionado às comunidades, atividades culturais, cursos e feiras contribuindo para o desenvolvimento regional.

Os investimentos no Ambulatório Dr. Agostinho Paulucci possibilitaram a ampliação do atendimento à população da cidade de Barbacena e de mais 19 municípios do seu entorno (Alfredo Vasconcelos, Alto do Rio Doce, Antônio Carlos, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Cipotânea, Cristiano Otoni, Desterro do Melo, Paiva, Ressaquinha, Rio Espera, Santana do Garambéu, Santa Rita de Ibitipoca e São Braz do Suassuí.), relativos aos procedimentos de colo-citopatologias( exame preventivo)

Em tempos de notícias fantasiosas a Faculdade de Medicina de Barbacena, através de seus projetos de Extensão, os quais aproximam a FUNJOBE das comunidades mais carente, têm realizado inúmeras atividades na área da saúde, beneficiando e proporcionando a esta população atendimento preventivo a crianças, jovens e adultos em diversas instituições do município como creches, escolas e asilos, o que, por certo, reflete na melhoria das condições da saúde da população..

O segundo ponto é que FUNJOBE obteve êxito nas atividades a que se propôs, cumprindo sua responsabilidade social, manteve cursos superiores, investiu em pesquisa e manteve serviços educativos culturais e assistenciais.

A Rádio Educativa Princesa de Minas tem aprimorado e ampliado o espaço em sua programação para itens destinados a educação, cultura e saúde.

Através das Faculdades que mantém, promove ações e projetos sociais arrebatando a comunidade interna composta por alunos, professores e funcionários para atuarem conjuntamente com os mais necessitados, sejam crianças, adultos ou idosos. Com a aceitação e envolvimento destes indivíduos a FUNJOBE sonha com vôos mais altos e pretende possibilitar uma ampliação destes serviços a comunidade.

MISSÃO

Formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral aos indivíduos e à comunidade, estando capacitados para atuar na promoção da saúde e prevenção das doenças. Profissionais com postura ética, crítica, reflexiva, visão humanística e competência técnica para atuar no processo saúde-doença em todos os níveis de atenção, com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania, e atento à sua atualização científica.

•  Ética e honestidade;
  • Respeito à vida e à diversidade;
  • Incentivo à Ciência;
  • Compromisso com a comunidade;
  • Sustentabilidade social e ambiental;
  • Inovação e segurança;
  • Humanização e cidadania;
  • Inclusão social.

Em 2024, Faculdade de Medicina de Barbacena dita 1 carreira universitaria y 2 pos-graduação. Ele tem carreira universitaria: 1 bacharelado.
Faculdade de Medicina de Barbacena atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.

Carreiras Universitarias

Diplomados