Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) é uma instituição federal localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Seu ensino, seja de ensino médio, cursos técnicos ou superiores, são considerados de excelência, principalmente entre empresas e indústrias que buscam engenheiros e técnicos.

Sua sede se situa no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, onde fica o Campus Maracanã. A primeira UnED (Unidade de Ensino Descentralizado) do Sistema CEFET/RJ foi criada no município de Nova Iguaçu, CEFET/RJ UnED NI, na Baixada Fluminense e inaugurada em 22 de agosto de 2003. A UnED Maria da Graça se localiza em Maria da Graça, ao lado do metrô de estação homônima. Já o Campus Canabarro se localiza no mesmo lado do Edifício Horta Barbosa (pertencente à BR Distribuidora) da rua General Canabarro, ao lado do Colégio Primeiro de Maio, e em frente ao Campus Maracanã. Existem ainda as unidades de Petrópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Valença, além do Campus Itaguaí criado em parceria com a Vale.

Também conta com um canal de televisão transmitido principalmente pela internet, a TV CEFET/RJ.

Sendo a classificação de CEFET antiga, uma vez que a maioria dos CEFETs se tornaram Institutos Federais, há propostas da instituição junto ao Cefet-MG pela transformação conjunta das duas instituições à categoria de Universidade Tecnológica. Há também correntes que defendem sua transformação em Instituto Federal.

Entre Agosto de 2019 e Março de 2021, a instituição esteve sob "intervenção", tendo seu diretor-geral escolhdo pelo MEC fora da lista tríplice. No período a instituição teve três diretores-gerais não eleitos foram eles, Maurício Aires Vieira[13] entre 15 de Agosto de 2019 à 24 de Outubro de 2019, Marcelo de Sousa Nogueira entre 15 de Outubro de 2019 à 16 de Novembro de 2020, e o Antônio Maurício Castanheira das Neves entre 16 de Novembro de 2020 até a nomeação do atual diretor-geral Maurício Motta em 24 de Março de 2021.

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) teve sua origem em 1917 como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. Atualmente, é uma instituição federal de ensino que se compreende como um espaço público de formação humana, científica e tecnológica. Oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e a distância.

O Cefet/RJ atua na tríade ensino, pesquisa e extensão e visa contribuir para a formação de profissionais bem preparados para o desenvolvimento econômico e social de mesorregiões do estado do Rio de Janeiro. Desde a expansão da rede federal de ensino técnico e tecnológico, a instituição conta com a unidade sede – no bairro Maracanã – e mais sete unidades descentralizadas (Uneds) – uma em Maria da Graça, também no Rio de Janeiro, além de outras nos municípios de Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença e Angra dos Reis.

Missão

Promover a educação mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão que propiciem, de modo reflexivo e crítico, a formação integral (humanística, científica e tecnológica, ética, política e social) de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e econômico da sociedade.

• Comprometimento e responsabilidade;
  • Busca pela excelência;
  • Respeito aos direitos humanos;
  • Governança e transparência;
  • Inovação;
  • Consciência ambiental;
  • Autonomia;
  • Gestão compartilhada;
  • Meritocracia.

Em 2024, El Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca dita 4 carreiras universitarias y 1 carreira curta. Entre suas carreiras universitarias, você pode estudar algumas de suas 4 bacharelados.
El Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca também é uma universidade online. Atualmente dita 2 carreiras online, entre ellas 1 bacharelado online.

Carreiras Online

Bacharelados Online

Carreiras Universitarias

Carreiras Curtas