Mestrado Profissional em Educação Formação e Formadores

A Carreira em Mestrado Profissional em Educação Formação e Formadores é uma das las Mestrado do Educação e Pedagogia que dita a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Conteúdos: 7.

O título do Mestrado Profissional em Educação Formação e Formadores é o título atribuído pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para carreira Mestrado em Educação.

Tendo como foco a Educação Básica, o curso destina-se a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores das redes pública e privada de ensino, assim como a demais interessados na área. Espera-se que, com a participação no curso, o profissional possa ampliar sua atuação, tornar mais eficientes suas decisões e contribuir efetivamente para a melhoria do ensino na instituição escolar.

A proposta do Mestrado Profissional com foco na Formação de Formadores de Professores decorre do papel fundamental que esse profissional ocupa na efetivação do trabalho pedagógico nas escolas e, consequentemente, na qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos. O formador de professores é um profissional que, em geral, assume a função de coordenação pedagógica, tornando-se um dos responsáveis pela implementação do projeto político pedagógico, pela formação contínua dos professores e pelo bom andamento das atividades educativas. No Brasil se desconhece a existência de cursos de pós-graduação para formação profissional do formador, seja nas universidades, seja em outras instâncias, salvo ações pontuais de Secretarias de Educação, que promovem programas próprios de formação em serviço. No estado de São Paulo, no que lhe concerne, observa-se a necessidade de formação direcionada a profissionais de educação para atuar em espaços educativos, com a incumbência de formar professores e de coordenar o trabalho pedagógico.

Disciplina Obrigatória de Linha de Pesquisa:

Ação Pedagógica do Formador: Saberes e Práticas

Avaliação e Mudanças nas Práticas Educativas

Pesquisa e Prática Reflexiva

Escrita Acadêmica: projeto de dizer com adequação linguística e rigor metodológico I

Disciplina Eletiva:

Ação e formação de educadores e de formadores mediada pelos multiletramentos

Avaliação Educacional: construção de instrumentos de coleta de dados qualitativos e quantitativos

Políticas Públicas da Infância e a Formação de Formadores I

Linha de Pesquisa:

Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos