Mestrado Profissional em Administração Pública MAP

A Carreira em Mestrado Profissional em Administração Pública MAP é uma das las Mestrado do Administração e Administração Pública que dita a Fundação Getúlio Vargas.

Duraçao: 22 MESES.

O título do Mestrado Profissional em Administração Pública MAP é o título atribuído pela Fundação Getúlio Vargas para carreira Mestrado em Administração.

Para atender a crescente demanda caracterizada pela forte atuação profissional em segmentos do setor público brasileiro, a FGV EBAPE lançou, em 2012, o Mestrado em Administração Pública (MAP), na modalidade profissional. Trata-se de uma pós-graduação Stricto Sensu, pautada nas diretrizes da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Portaria 080/98) -, que permite ao mestrando a possibilidade de conciliá-lo com sua atividade profissional e de transferir conhecimentos para as organizações públicas e a sociedade.

O MAP apresenta duas modalidades de turmas:

Turma Regular: O curso é oferecido no período noturno e concluído em 22 meses - com aprovação e defesa do Trabalho Final de Curso. As aulas têm início em fevereiro de cada ano, tendo sua estrutura curricular dividida em trimestres.

Turma Intensiva: Esta modalidade tem a mesma estrutura curricular da turma regular, com exceção do calendário. Neste caso, as disciplinas são ministradas em módulos concentrados com duração de uma semana, e intervalos de, aproximadamente, seis semanas. As aulas têm início em agosto de cada ano e é uma oportunidade para as pessoas que residem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro. A duração do curso: 22 meses.

OBJETIVO

Formar lideranças no setor público brasileiro. O programa possibilita aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

É voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo.

AVALIAÇÃO DA CAPES

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG. Esse sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais.

AVALIAÇÃO CAPES NOTA 4

Políticas Públicas

A linha de pesquisa de Políticas Públicas busca analisar os ciclos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos e os efeitos que as instituições e os sistemas políticos exercem nestes processos. Inclui as novas abordagens em políticas públicas: intersetorialidade, redes sociais e transversalidade. Privilegia análises empíricas em áreas como políticas sociais, inovação tecnológica, segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, finanças públicas, população e cidadania. A orientação para o desenvolvimento está presente nas disciplinas relacionadas com as políticas sociais, econômicas e culturais.

Governança e Administração Pública

A linha de pesquisa de Governança e Administração Pública busca compreender a dinâmica da administração, a partir de um enfoque intra e interorganizacional. As dimensões intraorganizacionais abordam temas como orçamento, planejamento, análises governamentais e organizacionais, inovação e governança de organizações públicas, privilegiando a contextualização das especificidades brasileiras. O enfoque da governança faz-se presente no estudo da dinâmica das relações Estado-Sociedade, focando na gestão social e novas formas de provisão e gestão dos serviços públicos, via parcerias com o setor privado ou terceiro setor, assim como administração e desenvolvimento.

Sedes onde estudar Mestrado Profissional em Administração Pública MAP em Fundação Getúlio Vargas