Pós graduação em Ciência Política

A Carreira em Pós graduação em Ciência Política é uma das las Pós graduação do Ciências Políticas que dita a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Duraçao: 18 MESES.

O título do Pós graduação em Ciência Política é o título atribuído pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo para carreira Especialização em Administração Pública.

O curso de especialização em Ciência Política da FESPSP nasceu em 2013, comemorando 10 anos ininterruptos de atividades. Ao longo desse período, sempre em sintonia com as demandas do mercado e ouvindo as turmas de concluintes em rodadas formais de avaliação, aperfeiçoamos os programas, reforçamos nosso time de docentes e alteramos roteiros formativos.

A lógica do curso é simples: aulas presenciais às terças e quintas à noite, com o primeiro ano destinado a três disciplinas de 60 horas, ministradas por pares de professores, e duas disciplinas optativas de 32 horas, o que totaliza dois terços da formação em sala. Estas disciplinas são cursadas em sintonia com estudantes de semestre anterior (1º semestre) e de semestre vindouro (2º semestre), de tal sorte que sempre teremos turmas abertas e, principalmente, que cada grupo que ingressa conviverá com outras duas turmas, o que adensa a rede de relacionamentos, algo essencial em uma pós-graduação. O último semestre do curso contém duas disciplinas de 60 horas, de caráter bastante aplicado e ministradas por pares de docentes, em que cada turma cursa sem a companhia de colegas de outros semestres.

O curso de Ciência Política é voltado para profissionais de diferentes áreas de formação e atuação profissional, convivendo em sala uma diversidade de vivências e interesses bastante ampla e democrática. A maioria dos participantes vêm das carreiras de humanidades, mas isso não indica que não contemplemos interesses diversos de quem guarda proximidade com as principais temáticas da política.

Em pesquisa recente (2021) com egressos, encontramos 25% deles no serviço público e 45% em empresas do segundo setor, sendo que cerca de um terço atua como jornalista ou comunicador. Em escalas de 1 a 5, supera 4,5 a média sobre a percepção de que a pós-graduação contribuiu para a compreensão da realidade política do país, e 4 pontos a sensação de que os conteúdos são utilizados no cotidiano profissional. Ademais, existe elevado índice de percepção de que o curso inspirou o enfrentamento de novos desafios, tornou as ideias mais respeitadas e aprimorou o diálogo no ambiente de trabalho. Por fim, os concluintes avaliam que terminar a pós-graduação em Ciência Política reforçou o desejo de ingressar em programas de mestrado e doutorado, mudou a visão sobre a realidade, motivou a busca pelo noticiário, reforçou o desejo de debater política e tornou o diplomado mais tolerante.

Diante de tais aspectos, é essencial que o interessado na pós-graduação leia com atenção todo o material disponível no site da FESPSP, assista aos vídeos e, principalmente, participe da conversa formal com o coordenador. Além disso, após esse encontro presencial, enviamos um material contendo o resumo de cada disciplina, as características de nosso curso e o perfil de nosso corpo docente.

A QUEM SE DESTINA

Jornalistas, servidores públicos, advogados, professores do ensino médio, profissionais de rel gov, gestores públicos, políticos, membros de partidos, profissionais do terceiro setor.

OBJETIVO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O curso possibilita uma reflexão ampla sobre aspectos relevantes associados à carreira, tais como: teoria política; análise política; instituições e; questões correlatas, associadas principalmente à administração pública e às relações internacionais.

Em todos os casos destaca-se o compromisso com a compreensão e o uso de métodos de pesquisa, ofertando ao aluno um olhar crítico sob seus princípios científicos. Isso possibilita um ferramental mais apropriado à análise política de diferentes formas.

Assim, das características teóricas que respaldam a lógica da Ciência Política, à sua apreensão e aplicação na prática cotidiana, o curso permitirá um adensamento da capacidade de os alunos analisarem conjunturas e compreenderem suas características, com ênfase no âmbito nacional, sem deixar de contemplar questões de ordem comparada e teorias mais abrangentes. Como objetivo, espera-se que o concluinte aprimore sua capacidade de compreensão da realidade, enfrente desafios profissionais, observe com rigor a realidade e estruture, se assim desejar, uma carreira acadêmica sólida.

Faculdades onde estudar Pós graduação em Ciência Política em Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo