Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

A Carreira em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é uma das las Bacharelado do Arquitetura e Urbanismo que dita a Faculdade Luciano Feijão.

Duraçao: 5 ANOS.

O título do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é o título atribuído pela Faculdade Luciano Feijão para carreira Bacharelado em Arquitetura.

A Arquitetura e Urbanismo (AU) é uma área de conhecimento que representa, materialmente, a organização social, política e cultural de uma sociedade. Para entender uma edificação ou a organização de espaço construído ou não construído é importante conhecer o seu processo de produção, inclusive o financiamento, quem construiu e quem projetou. A área de Arquitetura e Urbanismo insere-se no âmbito da grande área de Ciências Sociais Aplicadas e possui interfaces e especificidades que, pela amplitude de atuação e abordagem, possibilitam um permanente diálogo com outras áreas de conhecimento, o que lhes confere um caráter interdisciplinar.

Ressalta-se, portanto, a importância da Arquitetura e Urbanismo para o desenvolvimento socioeconômico do país, face ao contexto nacional de profundas desigualdades sociais e econômicas, de disparidades regionais e de agudos problemas ambientais. Sob essa perspectiva, os Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo desempenham um papel fundamental, e devem estar comprometidos com a formação de profissionais aptos a atuar nos diversos segmentos produtivos, capazes de desenvolver soluções em seu processo de trabalho e por meio de pesquisas aplicadas que contribuam para o enfrentamento dos problemas ambientais e no campo de produtos e serviços.

Objetivo Geral

Os objetivos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo foram definidos considerando o comprometimento da Faculdade Luciano Feijão com a qualidade da formação, dispostas nas DCN, bem como as necessidades locais e regionais.

Busca-se uma formação integral e adequada do estudante através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão com vistas à formação social, humana e científica, preparando-o para o trabalho profissional, de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação.

Considerando as competências e habilidades necessárias para a formação de Arquitetos Urbanistas e o perfil desejado para os egressos, o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Luciano Feijão terá como objetivo geral:

Formar um profissional dinâmico e competente, que saiba equilibrar as questões ligadas à ciência e à expressão plástica e formal, preparado para exercer suas atividades no mercado de trabalho, com ênfase na prática projetual, com domínio tecnológico e com visão crítica, tanto da produção arquitetônica e urbanística como da sociedade brasileira, preparado para o exercício pleno da cidadania pautado pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Objetivos específicos

• Atuar nas mais diferentes áreas da atividade profissional, previstas nos marcos regulatórios que orientam o exercício da Arquitetura e Urbanismo;
  • Atuar, em âmbito público ou privado, considerando os princípios éticos profissionais;
  • Exercer a Arquitetura e Urbanismo de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural e ambiental;
  • Promover a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade;
  • Utilizar tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades;
  • Promover o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído;
  • Valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.

Sedes onde estudar Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo em Faculdade Luciano Feijão