Conheça os tipos de graduação no Brasil: bacharelado, licenciatura e tecnólogo

miércoles, 31 de agosto de 2022

Antes de começar a vida acadêmica, é importante entender exatamente como funcionam os tipos de graduação no Brasil. Você sabe a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? Já decidiu qual destes graus vai encarar? Por isso, trazemos uma matéria especial que irá tirar todas as suas dúvidas e te fazer entender cada um desses nomes. Confira abaixo.

Quando um estudante acaba o ensino médio, surgem inúmeras dúvidas quanto aos seus próximos passos. Antes de mais nada, você deve refletir sobre seu próprio desenvolvimento pessoal, e o que poderá lhe ajudar a aumentar suas oportunidades. Um curso superior não apenas auxiliará no seu desenvolvimento, como também aumentará seus ensejos profissionais. Mas como você pode descobrir qual nível de graduação é adequado para você?

É exatamente isso que trouxemos de uma maneira fácil e rápida de entender.

Antes de mais nada, para que os títulos apresentados abaixo sejam atingidos, você deve entender o que é uma graduação: graduação é um curso que constitui a primeira etapa da formação no ensino superior.

No Brasil, há diversas modalidades e graus acadêmicos respaldados por decretos executados pelo MEC (Ministério da Educação). Sua obtenção pode variar de 2 a 6 anos, mas, não se preocupe, tudo irá depender do grau e do campo de estudo escolhido. A partir deste ponto, vamos desmiuçar cada um dos graus acadêmicos.

Tipos de graduação no Brasil:

Bacharel ou Bacharelado:

O bacharelado é conferido, tradicionalmente, nos cursos de graduação. É um programa de ensino superior que geralmente leva de 3 a 6 anos, sua inscrição deve ser realizada em faculdades ou universidades, sejam elas públicas ou privadas, em variadas modalidades (presencial, semipresencial/híbrido ou EAD), e exige que o estudante opte por uma área de estudo e atuação.

Este grau, habitualmente, prepara o estudante para atuar de forma generalista dentro do seu exercício. Além de prepará-lo para entrar no mercado de trabalho, a partir de estágios.

A amplitude do bacharelado são as possibilidades que o estudante tem dentro de uma mesma profissão e pode decidir qual rumo tomar enquanto ainda está fazendo a graduação.

Veja algumas profissões regulamentadas que exigem o diploma de bacharel

Licenciatura

Normalmente os cursos de Licenciatura possuem as mesmas disciplinas que os de bacharelado, porém, com um acréscimo de matérias voltadas para o ensino pedagógico e técnicas de didática, para auxiliar na "arte de ensinar".

Sobretudo, concentram-se em exercer cargos de magistério, ou seja, docência nos ensinos Fundamental e Médio. Isso significa que podem lecionar, dar aulas sobre a área de estudo que se licenciaram.

As licenciaturas em sua totalidade duram de 3 a 5 anos. Há, ainda, cursos superiores ofertados nas duas categorias: licenciatura e bacharelado. Nesta circunstância, o estudante deve priorizar seu foco de atuação antes de optar pelo tipo de diploma. Alguns dos programas de graduação oferecem nos dois.

Também vale ressaltar que nem todos os cursos possuem uma versão de licenciatura. As licenciaturas estão mais voltadas para as disciplinas básicas ensinadas atualmente nas escolas públicas e privadas, como português, história, matemática, ciências e educação física.

Obs.: Se o estudante pretende lecionar no ensino superior, deverá possuir, no mínimo, um grau acadêmico de Pós-graduação, como também um Mestrado ou Doutorado.

Tecnólogo

Por último, para quem busca uma formação rápida, esta é uma ótima opção de ensino superior. Sua duração leva de 2 anos a 2 anos e meio.

Muito conhecida como formação tecnológica de “eixo tecnológico”, são cursos mais práticos com relação aos Bacharéis. Focados também em áreas específicas existentes na atualidade, como Marketing, Gastronomia, Radiologia, Gestão Hospitalar

Os eixos tecnológicos se enquadram em 13 grandes áreas do conhecimento:

• Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

No decorrer do curso, há um volume maior de disciplinas técnicas e práticas na grade curricular e, após a formação, os recém-formados recebem um diploma de nível superior.

Obs.: O grau de tecnólogo lhe possibilita a uma especialização, seja ela MBA ou Pós-graduação

Uma última informação importante é para você que já se formou, e tem o título de Bacharelado, caso sua formação não tenha sido dupla (licenciatura e bacharelado), fique tranquilo, você pode optar mais tarde por complementar seus estudos, precisará procurar por um curso chamado de “Formação Pedagógica para Não Licenciados” ou simplesmente “Formação Pedagógica”, que tem duração média de 1 ano.

Agora que você já sabe a diferença dos graus acadêmicos, já sabe qual curso deseja seguir? Quer entender mais? Confira os tópicos a seguir!