MBA em Finanças e Controladoria

A Carreira em MBA em Finanças e Controladoria é uma das las Pós graduação do MBA que dita a la Universidade do Oeste Paulista.

Duraçao: 20 MESES.

Conteúdos: 19.

O título do MBA em Finanças e Controladoria é o título atribuído pela la Universidade do Oeste Paulista para carreira Especialização em Finanças.

O curso foi concebido com o objetivo de capacitar os profissionais nas tomadas de decisões em questões relacionadas a finanças e controladoria. Além disto, busca-se atender a crescente demanda do mercado de trabalho na área de gestão financeira e controladoria, por meio do aprofundamento dos conhecimentos necessários para atuação de forma comprometida com a melhoria organizacional, cultural, social, financeira, regional e local e da adoção de instrumentos compatíveis com os propósitos atuais da gestão financeira e de controladoria.

Objetivos

Capacitar os profissionais nas tomadas de decisões em questões relacionadas a finanças e controladoria. Além disto, busca-se atender a crescente demanda do mercado de trabalho na área de gestão financeira e controladoria, por meio do aprofundamento dos conhecimentos necessários para atuação de forma comprometida com a melhoria organizacional, cultural, social, financeira, regional e local e da adoção de instrumentos compatíveis com os propósitos atuais da gestão financeira e de controladoria.

JUSTIFICATIVA

No mundo contemporâneo a globalização e a economia têm contribuído decisivamente para a adoção de novas posturas na administração empresarial. Neste contexto, uma gestão estruturada com base no planejamento e controle financeiro e suportada por eficientes sistemas de informações, torna-se de suma importância para o processo decisório das empresas. Assim, por mais eficiente que seja uma organização, dificilmente ela se manterá competitiva no mercado se não se preocupar com a gestão financeira e a controladoria. Desta maneira, a gestão dos recursos financeiros e os controles internos fazem parte do rol das principais atividades das empresas. A gestão financeira trata dos assuntos ligados as finanças das organizações. Deste modo, a gestão financeira tem como principal função gerir todos os recursos disponíveis de forma eficiente, eficaz e principalmente integrada com as demais áreas nas empresas e organizações. Já a controladoria tem como função básica subsidiar os gestores na busca constante da eficácia organizacional, através da disseminação de informações relevantes. Nesse sentido, Finanças e Controladoria estão intimamente ligadas já que a atuação da controladoria contribui diretamente para o aprimoramento das decisões tomadas pela área financeira. Sem uma constante e sequencial tomada de decisões ótimas, sem projeções financeiras confiáveis ou sem um controle financeiro eficaz ou uma alocação eficiente de recursos, uma organização não terá condições de oferecer para seus clientes o produto desejado e tampouco conseguirá satisfazer suas necessidades. Neste caso, a organização acaba perdendo espaço para a concorrência por falta de vantagem competitiva. Portanto, a necessidade da capacitação, do aperfeiçoamento e da atualização constante na área financeira dos profissionais de praticamente todas as áreas, visa preencher, de forma consistente, as demandas do mercado de gestão financeira no país. Assim, a criação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria da Faculdade de Ciências Jurídicas, Administrativas e Contábeis da UNOESTE vem preencher esta demanda, fornecendo uma visão sistêmica da gestão financeira que é necessária aos profissionais oriundos de diversos segmentos, com o objetivo de que estes possam promover o desenvolvimento social, cultural e principalmente econômico da sociedade e, sobretudo, da região de Presidente Prudente, por meio da difusão do conhecimento e da adoção de procedimentos administrativos, baseados em uma gestão financeira voltada à otimização de recursos.

PÚBLICO-ALVO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é destinado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento que esteja interessado em adquirir ou aprofundar conhecimentos específico em Finanças e Controladoria. Para tanto, o curso é direcionado ao desenvolvimento de habilidades técnicas e principalmente gerenciais necessárias ao eficaz exercício de atividades que envolvem o processo de gestão financeira e de controladoria nas organizações.

DISCIPLINAS DO CURSO

1 - Direito Empresarial Aplicado
2 - Gestão de Custos e Formação de Preços
3 - Matemática Financeira