Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) é uma instituição de ensino superior pública brasileira do estado de Santa Catarina. Criada em 1965, oferece ensino gratuito e destaca-se como uma das melhores universidades estaduais do país. Sua missão é comprometer a gestão do conhecimento com o momento e o futuro de Santa Catarina.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que tem excelência no ensino superior atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, completou, em 2015, seu cinquentenário, dispondo de uma estrutura multicampi, com 12 unidades distribuídas em nove cidades do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC).

Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 59 cursos de graduação e 51 mestrados e doutorados, além de cursos Latu Sensu e Residências, que são oferecidos gratuitamente. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores. O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (verão e inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% para estudantes de escolas públicas e 10% para negros.

• Na pesquisa, a Udesc mantém 220 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.
  • Professores e alunos da Udesc realizam mais de 700 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.
  • A Udesc oferece completa estrutura como bibliotecas e laboratórios em todas as suas unidades. A instituição conta ainda com outros diferenciais, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e três emissoras de rádio FM.

Vocacionada para o desenvolvimento

Essa atuação em todo o Estado, seja com unidades presenciais, seja com unidades a distância, consolidou o modelo vocacionado da Udesc para o perfil socioeconômico e cultural das regiões onde a universidade está inserida, no intuito de fortalecer esse contexto. Os cursos oferecidos são nas áreas de saúde, tecnologia, educação, arte e socioeconômicas.

• O Campus I, em Florianópolis oferece cursos voltados à educação e ao setor terciário da economia e da prestação de serviços, atividades predominantes dessa região.
  • No Campus II, em Joinville e São Bento Sul, a Udesc priorizou cursos para atender a demanda de mão de obra qualificada do setor industrial, como engenharias e Informática, além de licenciaturas.
  • No Campus III, em Lages, onde se sobressai a agropecuária, a instituição mantém cursos como Medicina Veterinária e Agronomia.
  • O Campus IV, no Oeste, atende demandas da região com a oferta de cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, considerado o segundo melhor do Brasil, além da recém-aprovada Engenharia Química.
  • O Campus V, em Ibirama e Balneário Camboriú, tem cursos como o de Engenharia de Software, Administração Pública e Engenharia de Petróleo.
  • Já o Campus VI, em Laguna, oferta os cursos de Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo.

La Universidade do Estado de Santa Catarina atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.

Localização da La Universidade do Estado de Santa Catarina