Pós graduação em Enfermagem em Estomaterapia

A Carreira em Pós graduação em Enfermagem em Estomaterapia é uma das las Pós graduação do Saúde e Medicina que dita a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Duraçao: 20 MESES.

O título do Pós graduação em Enfermagem em Estomaterapia é o título atribuído pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto para carreira Especialização em Enfermaria.

O curso de especialização em Enfermagem em Estomaterapia visa especializar enfermeiros para uma atuação mais eficiente e eficaz no contexto da atenção às pessoas com estomias (intestinais, urinários, gastrostomias e traqueostomias), feridas e fístulas drenantes, incontinências esfincterianas e pessoas com drenos e tubos, buscando atender essa clientela nos aspectos preventivos, curativos e de reabilitação. Para o alcance das competências recomendadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e WCET (World Council of Enterostomal Therapists) e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes técnicas, éticas e humanísticas os alunos realizarão 150 horas de Ensino Clínico em laboratório e estágio supervisionado no Hospital de Base, Ambulatórios da FUNFARME, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Serviços de Atenção Especializada de São José do Rio Preto. A pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da FAMERP está credenciada à SOBEST e WCET.

Porque estudar na Faepe?

A FAEPE conta com toda a infraestrutura necessária aos cursos, com profissionais extremamente qualificados, doutores em sua área de atuação. Também garante aos alunos  um diferencial competitivo no mercado de trabalho, por meio dos certificados de conclusão emitidos exclusivamente pela FAMERP.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Enfermagem

OBJETIVOS

Atuar na área de estomaterapia com conhecimentos, habilidades e atitudes específicas, segundo as diretrizes éticas e legais da legislação trabalhista vigente no Brasil, e específicas da profissão enfermagem, tornando-os aptos a desenvolver ações sistematizadas de enfermagem junto à pessoa com estomia, feridas e incontinência urinária e anal. Planejar e implementar cuidados de enfermagem gerais e específicos no âmbito hospitalar no período pré, trans e pós-operatório imediato, mediato e tardio a partir do diagnóstico das condições gerais e problemática individual do cliente. Inserir a família no processo de ensino-aprendizagem dos cuidados específicos relacionados ao estoma, feridas e incontinência.

ESTÁGIO

ESTÁGIO EXTRA CAMPUS: 10 horas (05 horas Associação dos Ostomizados de Rio Preto / 05 horas Centro Especializado de Reabilitação SMS)

ESTÁGIO / FUNFARME (HB): 80 horas

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA EFETIVAR A MATRÍCULA