Bacharelado em Enfermagem



A Carreira em Bacharelado em Enfermagem é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a Escola Superior de Ciências da Saúde.

Duraçao: 10 SEMESTRES.

SOBRE O CURSO

Enfermagem é uma ciência, arte e prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde; tem como responsabilidades a promoção e a restauração da saúde, a prevenção de agravos e doenças e o alívio do sofrimento; proporciona cuidados à pessoa, à família e à coletividade; organiza suas ações e intervenções de modo autônomo, ou em colaboração com outros profissionais da área.

A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.

Qual a missão do curso de Enfermagem da ESCS?

Formar enfermeiros com excelência para a produção do cuidado, educação, pesquisa e gestão em saúde, em consonância com as políticas públicas.

Qual a visão do curso de Enfermagem da ESCS?

Ser referência da formação superior em enfermagem no Brasil.

Como é a metodologia de ensino e aprendizagem da ESCS?

Em consonância com as novas tendências educacionais e os novos marcos regulatórios nacionais, a ESCS valoriza não somente a dimensão do ensino, como também a da pesquisa e extensão, considerando igualmente aspectos éticos e humanistas envolvidos na formação de profissionais de excelência.

A ESCS operacionaliza o currículo do Curso de Graduação em Enfermagem, por meio das Metodologias Ativas de Ensino, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas-ABP e a Metodologia da Problematização-MP. Estas se alicerçam na compreensão de que a diversidade dos cenários de aprendizagem favorece sua maior significação e que a realidade é campo privilegiado de aprendizagem. Trata-se de concepções pedagógicas crítico-reflexivas, centradas no discente, comprometidas com o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo destes no processo de aprendizagem, considerando imprescindíveis a integração entre teoria e prática e entre as instâncias do ensino, do serviço e da comunidade.

São, ainda, concepções de ensino, a formação por competências, valorizando-se as dimensões cognitiva, psicomotora e atitudinal do conhecimento, investindo-se no aprender a aprender, aprender a fazer, a ser e a viver juntos.

Como é o currículo do curso de Enfermagem da ESCS?

O currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS tem como premissa básica o deslocamento do eixo da formação centrada na assistência hospitalocêntrica para um processo sintonizado com o SUS, levando em consideração as dimensões sociais, econômicas e culturais da população nas esferas individual, familiar e comunitária.

Apresenta-se fundamentado na concepção pedagógica crítico-reflexiva, considerando os conhecimentos prévios do discente adulto, seus esquemas de assimilação, os determinantes histórico-sociais e a influência dos padrões culturais no processo de ensino aprendizagem.

A matriz curricular do Curso está organizada de maneira a propiciar a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço. A organização dos conteúdos inseridos nos módulos está sustentada na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade e tem como eixos transversais, a ética, o processo saúde – doença, a comunicação e o trabalho em equipe.

A matriz curricular está organizada em: Unidades Educacionais/Módulos Temáticos, Unidades Eletivas e Unidades de práticas/Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) e Unidades de Estágio Curricular Obrigatório – ECO (internato).

As Unidades Educacionais associam os conteúdos das áreas do conhecimento das ciências biológicas, ciências humanas e sociais, ciências da Enfermagem e outras, indispensáveis para a construção das competências, habilidades e atitudes esperadas no processo de formação do Enfermeiro.

As atividades práticas encontram-se inseridas nas quatro séries, possibilitando ao discente vivenciar a realidade dos serviços de saúde do SUS/DF, que têm por finalidade contribuir para a construção das competências, habilidades e atitudes profissionais.

Na quarta série, é oportunizado ao discente, por meio do ECO (internato), o exercício da prática da Enfermagem nos serviços de saúde, analisando os problemas reais e propondo soluções para a transformação da realidade.

O Trabalho de Conclusão de Curso-TCC é uma atividade obrigatória de integração do conhecimento construído ao longo do processo de formação, consiste na formulação e apresentação de um estudo de natureza científica nas áreas de enfermagem, saúde ou afins, sob orientação de um docente da ESCS.

Espera-se, com esse currículo, que o discente seja de fato o construtor de seu conhecimento, a partir da reflexão e indagação da sua prática. O docente colocar-se-á como orientador coadjuvante que organiza as atividades buscando facilitar a construção do conhecimento.

Onde funciona o curso de Enfermagem da ESCS?

O Curso de Enfermagem tem suas instalações físicas para atividades educacionais em Samambaia Sul, na QR 301 Conj. 04 Lote 01 – Centro Urbano de Samambaia – DF.

Em que áreas o enfermeiro pode atuar?

No cuidado à pessoa, família e comunidade, na educação em saúde, na pesquisa em saúde, e na gestão dos serviços de saúde.

Qual a duração do curso de Graduação em Enfermagem?

São quatro anos, sendo três anos de teoria na ESCS e as práticas (HPE) nos serviços de Saúde do Distrito Federal, e o quarto ano em Estágio Curricular Obrigatório – ECO (internato).

Como é o sistema de avaliação do curso de Graduação em Enfermagem?

Avaliação programática é o nome dado a um conjunto de métodos avaliativos planejados com o objetivo de otimizar a qualidade da avaliação como um todo. Sua estrutura é organizada em torno dos objetivos da avaliação, que, por sua vez, devem estar alinhados à missão e objetivos educacionais da instituição.

Promover o aprendizado, melhorar as práticas educacionais e dar suporte efetivo às decisões envolvidas no currículo figuram entre os principais objetivos da avaliação. Os conceitos de avaliação formativa e somativa estão diretamente atrelados a esses objetivos e constituem aspectos fundamentais no planejamento e desenvolvimento dos programas educacionais.

A avaliação formativa está a serviço da aprendizagem. Toda intervenção educacional, em maior ou menor grau, é feita com base em informações colhidas em procedimentos avaliativos de natureza formativa. Assim sendo, as principais funções da avaliação formativa são: permitir que o estudante monitore seu próprio aprendizado; prover informações relativas ao seu nível de desenvolvimento e identificar possíveis fortalezas e fragilidades no seu processo de aprendizagem.

A avaliação somativa está a serviço da seleção. No processo somativo, avaliamos com o objetivo de tomar decisões relativas à certificação, seleção e ao progresso do estudante. Assim sendo, as principais funções da avaliação somativa são: assegurar que os indivíduos atingiram qualificações mínimas exigidas; identificar indivíduos que alcançaram o nível requerido para progredir para o nível seguinte; selecionar os melhores candidatos para o determinado programa. Nos cursos de graduação, o processo somativo serão sempre permeados por procedimentos formativos. A combinação de ambas formas de avaliação guiará a seleção dos instrumentos, as estratégias de aplicação das avaliações, a interpretação dos escores e análise dos resultados.

Promover o aprendizado, melhorar as práticas educacionais e dar suporte efetivo às decisões envolvidas no currículo figuram entre os três principais objetivos da avaliação.

Sedes onde estudar Bacharelado em Enfermagem em Escola Superior de Ciências da Saúde


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.